A Radio que só toca top , a sua noticia em primeiro lugar ,

Novos agentes da Guarda Municipal estão atuando nas ruas de Lucas do Rio Verde desde segunda-feira

Com aumento do efetivo e totalmente reequipada, a mais antiga corporação do gênero no estado de Mato Grosso reforça a segurança pública urbana

(Foto: Ascom Prefeitura)


Depois de passarem por mais de 600 horas de curso e treinamento, os 16 novos agentes da Guarda Municipal de Lucas do Rio Verde foram incorporados à escala de serviço e já podem ser vistos desde segunda-feira, 30, trabalhando pelas ruas da cidade na companhia dos outros 24 profissionais da mais antiga corporação do gênero existente no estado de Mato Grosso.

Na verdade, a recente realização do concurso público para aumento do efetivo deu sequência a uma série de medidas que já vinham sendo adotadas para reforçar o setor de segurança pública do município. Tudo começou quando, em 2017, Lucas do Rio Verde criou a primeira Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito do interior do estado de Mato Grosso, dando continuidade à sua marca de pioneirismo administrativo em diversas frentes.

Já na metade daquele ano, a Guarda Municipal, subordinada à Secretaria de Segurança e Trânsito, ganhava uma nova sede, no bairro Rio Verde, bem mais confortável e mais adequada aos trabalhos e atendimento do público, no local onde anteriormente funcionava a Defensoria Pública.

Criada com o fim específico de auxiliar no ordenamento do trânsito urbano, em 1999, um novo tempo começou a partir de novembro de 2017, com a promulgação da Lei 2.713/2017, que, de acordo com os termos da lei federal 13.022/2014, inseria os agentes municipais no Sistema Nacional de Segurança Pública, permitindo o direito de porte de armas e atribuindo o poder de polícia aos profissionais, que, dali em diante, assumiam o dever de proteção patrimonial e da vida das pessoas.

“De lá para cá, as mudanças e os investimentos no setor continuaram sem parar para fazer frente e dar conta do ritmo intenso de crescimento demográfico e de demandas de um município que foge à regra e praticamente dobrou o número de habitantes nos últimos dez anos”, destaca o prefeito Luiz Binotti.

O deslocamento rápido e a circulação dos guardas, principalmente nas áreas mais movimentadas também foi facilitado com a compra de 10 motocicletas, acompanhadas de capacetes especiais, cotoveleiras, joelheiras, caneleiras e luvas de proteção. “Além disso, atualmente contamos com outras quatro viaturas quatro rodas, duas SUVs e duas caminhonetes. Ou seja, passamos de dois para 14 veículos à disposição para fazer nosso trabalho”, relata o supervisor da Guarda Municipal, Fábio Gibim Medeiros.

Por outro lado, para garantir o conforto e a própria segurança dos profissionais, a Secretaria de Segurança e Trânsito investiu na aquisição de novos equipamentos para uso dos agentes durante o trabalho: 24 coletes à prova de bala, quatro espingardas calibre 12, dois drones, espargidores de espuma pimenta, cassetetes de choque e armas de eletrochoque tipo taser.

“Assim, ao completar duas décadas de atuação, no dia 06 de outubro de 2019, a Guarda Municipal já tinha passado por uma ampla reestruturação que, inclusive, estendia e tornava cada vez mais decisivo seu papel na área de segurança pública de Lucas do Rio Verde”, define o coronel Edgar Rojas, que, após vários anos de dedicação à Polícia Militar do Distrito Federal, seis meses antes da data de aniversário da instituição, em abril daquele ano, havia assumido o comando da Secretaria de Segurança e Trânsito, contribuindo para o profissionalismo e a mudança de perfil da corporação.


Fotos:

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.